
Sobre
História
Miguel Barrella Filho, Fundador da AFS Amazônia Floresta Sustentável
Advogado, escritor, cineasta, músico — Cidadão do mundo enraizado na Amazônia
Miguel Barrella Filho, ítalo-amazonense, nascido e residente em Manaus, é advogado com 40 anos de atuação, formado pela Universidade de Direito do Amazonas. Sua trajetória inclui especializações em Direito Amazônico — uma cadeira pioneira que lançou as bases do Direito do Desenvolvimento Sustentável —, Direito Internacional, Direito Indígena e Direito Empresarial, além de extensas incursões no campo da literatura, cinema e música.
Sua formação se entrelaça com a rica tradição intelectual da Amazônia, cultivada por movimentos como o Clube da Madrugada, cujos encontros sob o Pé de Mulateiro na Praça da Polícia deram voz a uma literatura e cultura amazônica robusta, marcada por poetas, advogados, economistas e escritores comprometidos com a preservação e renovação da identidade regional.
Ao longo de quatro décadas de carreira, Miguel especializou-se na defesa dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, atuando em temas como:
-
Legislação ambiental brasileira;
-
Gestão sustentável de recursos naturais;
-
Criação e consolidação de Reservas Extrativistas, como o Xixuaú e Jauaperi;
-
Projetos como a CAPC - Cooperativa Agro Mineral Pari Cachoeira (Tukanos do Rio Tiquié, Alto Rio Negro);
-
Defesa territorial na Serra do Traíra, na fronteira Brasil-Colômbia;
-
Regularização fundiária de comunidades tradicionais amazônicas.
Sua atuação sempre se pautou por uma visão humanista, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização da criatividade e saberes dos povos da Amazônia.